Saloá
Nossa Pequena História
Atualmente o município de Saloá destaca-se no agreste Meridional, pela sua riqueza ambiental e seu desenvolvimento, bem como pela sua cultura, esta transmite paz. No entanto, a sua história foi marcada com sangue e desavenças que perduram até os dias contemporâneos. Estas desavenças se acentuam no campo político, destacando o caso das famílias Vicente e Birunda que por sua vez são marcadas pela construção da então capela São Vicente de Paulo.
As terras Saloaenses eram conhecidas por Sesmaria que pertenciam a Gerônimo Burgos de Souza e Eça. Foram vendidas a Manuel da Cruz Vilela em 23 de julho de 1712. Saloá está localizado na mesorregião do agreste Pernambucano, na microrregião de Garanhuns, inserida em sua maior parte no planalto da Borborema, com relevo suave e ondulado. Uma porção de área leste localiza-se na unidade de maciços e serras baixas. A vegetação predominante é a floresta caducifólia e subcaducifólia, sendo construído pelos litotipos das samplexos Cabrobó e Belém do São Francisco. Fica a uma distância de 256 km da capital, Recife e com Área total de 252,08 Km². Sua altitude é de 745m acima do nível do mar.
Em 04 de março de 1921 foi criado o distrito com a denominação de São Serafim, homenagem à devoção vinda pelo os primeiros evangelizadores, os franciscanos. Pela Lei Municipal n° 60, de 04 de março de 1921 no município de Bom Conselho, foi designada a família Birunda como era a família mais influente no novo distrito para ser elo entre o povoado e o governo municipal. Para isto, mantinha uma grande amizade com os governos bom-conselhenses.
O distrito era assistido religiosamente pelo Monsenhor João Marquês - pároco da paróquia de Jesus, Maria e José de “Papacaça”, hoje Bom Conselho - PE. Ele vinha uma vez por mês a cavalo para celebrar, casar, batizar e crisma. Com o falecimento domonsenhor João Marquês em 1930, foi empossado o Padre Alfredo Pinto Damaso, um homem muito inteligente, que logo ao chegar notou que aquele local não teria possibilidade de desenvolvimento. Então a partir da ajuda e amizade com a família Vicente, os primeiros moradores da área onde mais tarde será a nova sede do distrito chamada primeiramente de “Bela Vista”, conseguiu que a mesma fizesse à doação do terreno que futuramente seria construída a capela e a praça municipal São Vicente e deu inicio a construção da capela a partir de uma missa com a saudosa presença do Servo de Deus Frei Damião de Bozzano OFMcap. Juntamente com o Padre Alfredo deram a benção a pedra fundamental para a construção da capela debaixo de um pé darco florindo no dia 30 de Março de 1934.
Consta através de pesquisas, que nesta missa se fazia presente cerca de 60 pessoas. Esta construção marca o ponto de desenvolvimento do atual município. Depois veio a primeira feira em 09 de janeiro de 1939 que também consta por pesquisas que a família Birunda colocou homens, para impedir que as pessoas fossem para a feira na bela vista, uma tentativa de impedir o seu desenvolvimento. Houve um grande deslocamento por parte de algumas famílias entre elas a própria família Birunda que se mostrava relutante com a mudança. Algo que não deu muito certo, pois o crescimento era reconhecido. Ainda em 1939 teve seu nome alterado para Barro. Em 31 de Dezembro de 1943, através do decreto Lei estadual n° 952 passa a se chamar de Saloá, nome que tem origem na língua do tronco macro-jê, dos povos fulniôs, habitantes da região, e segundo o escritor, jornalista e historiador pernambucano Mário Melo, significa areia, barro.
Os Birundas continuaram a mandar no povoado de Saloá até o dia 20 de Dezembro de 1963, quando após muitos pedidos a população conseguiu a emancipação do município desmembrado de Bom Conselho. O seu primeiro perfeito foi Antônio Alves de Souza (Sr. Antônio Ricardo) que idealizou a maioria dos prédios públicos como a Escola Municipal São Vicente, a Maternidade Josina Godoy, a Prefeitura, o Cemitério Santa Quitéria entre outros que só foram construídos na gestão dos governos seguintes. Após foi eleito como perfeito o Sr. Anísio Honorato Godoy e mais uma vez o Sr. Antônio Ricardo. Depois o Sr. Ubirajara Barbosa da Silva, o Sr. Rivaldo Alves de Souza, o Sr.José Alves de Araújo (Zé do Leite), o Sr. Gilvan Pereira de Barros, e o Sr. Ricardo de Andrade Lima Alves . Além destes ilustres filhos Saloá teve um filho que foi Deputado Estadual, o Sr Manuel Alves de Souza (Mané Ricardo) pai do atual perfeito.
Geografia
Localiza-se a uma latitude 08º58'33" sul e a uma longitude 36º41'15" oeste, estando a uma altitude de 745 metros. Sua população estimada em 2007 era de 15.027 habitantes.É considerado um município muito agradável pelas variedade de plantas como rosas que crescem ao seu redor. A máxima temperatura registrada foi de 41 graus e a menor foi de 13 graus.
O município encontra-se inserido em sua maior parte no Planalto da Borborema, com relevo suave e ondulado. Uma porção da área a leste localiza-se na unidade dos Maciços e Serras Baixas. A vegetação predominante é a floresta caducifólia e subcaducifólia.
Saloá encontra-se inserido na bacia hidrográfica do rio Ipanema e tem como principais tributários os riachos Baixo do Mocó, do Limitão, de Fora, Riachão, do Exu, das Lajes, do Umbuzeiro, Caranatuba e da Grota. Os principais cursos d'água têm regime intermitente.
Mapa
Referências
1. ↑ a b Divisão Territorial do Brasil. Divisão Territorial do Brasil e Limites Territoriais. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (1 de julho de 2008). Página visitada em 11 de outubro de 2008.
2. ↑ IBGE (10 out. 2002). Área territorial oficial. Resolução da Presidência do IBGE de n° 5 (R.PR-5/02). Página visitada em 5 dez. 2010.
3. ↑ Censo Populacional 2010. Censo Populacional 2010. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (29 de novembro de 2010). Página visitada em 11 de dezembro de 2010.
4. ↑ Ranking decrescente do IDH-M dos municípios do Brasil. Atlas do Desenvolvimento Humano. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) (2000). Página visitada em 11 de outubro de 2008.
5. ↑ a b Produto Interno Bruto dos Municípios 2004-2008. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Página visitada em 11 dez. 2010
Brasão Municipal
Nenhum comentário:
Postar um comentário